sexta-feira, 27 de março de 2009

FRANGO RECHEADO PARA 4 PESSOAS

1- Frango com cerca de 1,2 kg
150 g detoucinho picado
2- salsichas frescas picadas
100 g de azeitonas sem caroço
4 -dentes de alhos picados
1 -carcaça
1- copo de leite
2-colheres de sopa de margarina
1- copo de vinho branco
sal e pimenta q.b.
C ompre um frango que tanha pele suficiente para cozer lave-o e escorra-o bem.
Numa tijela misture o toucinho as salsichas frescas as azeitonas tudo picado junte o pão embebido em leite e espremido tempere com sal e pimenta .
Recheie a barriga do frango com o preparado antrior una a pele do frango para impedir que o recheio saia e coza com agulha e linha unindo as pernas tambem com linha.
Esmague os alhos picados com a margarina o sal e a pimenta e esfregue o frango com esta pasta .coloque o frango numa assadeira leve ao forno a corar e quando estiver bem dourado regue com o vinho braco. Deixe acabar de assar e vá regando com o molho.
Sirva com grelos salteados ou salada e batatas fritas.

quinta-feira, 26 de março de 2009

FRANGO DO CAMPO COM PURÈ DE BATATA E LIMÃO PARA 6 PESSOAS

1-frango do campo
4- c. de sopa de azeite
4- bagas de zimbro
3- ramos de rosmaninho
1- copo de vinho branco
2- limões
meio litro de caldo de galinha
700-g de batata
200-g de margarina
6o-g de parmesão ralado
150-g de maçã reineta
150-g de bagos de uva preta
1-c.de café -de açúcar
sale pimenta q.b.
Chamusque a pele do frango.
Lave e corte em pedaços tempere com sal e pimenta .
Numa caçarola aqueça o azeuite junte as bagas de zimbro e dois ramos de rosmaninho acrescente os pedaços de frango e deixe-os alourar todo por igual regue com o vinho cubra e deixe cozinhar até a carne estar cozida a meio da cozedura junte o sumo de um limão de vez em quando acrescente um pouco de caldo de galinha.
Descasque o restante limão esprema o sumo e corte a caca em juliana. Coza as batatas partidas em cubos quando estiverem cozidas escorras e passe por um passdor para um tacho e leve o puré ao lume brando adicione 150-g de margarina um pouco de caldo de galinha o sumo do limão e o queijo ralado temper com sal e pimenta mexa bem e deixe ferever alguns ninutos e apague o lume.
Num tacho derreta 20 g de manteiga e acrescente a maçã cortada em fatias e os bagos de uva abertos ao meio sem sementes deixe tomar gosto e reserve.Á parte coza a casca do limão durante cinco minutos.
Escorra a água á casca do limão e junte o restante da margaria e o rosmaninho junte o açúcar e misture tudo muito bem.
Disponha o frango numa travessa e decore com as frutas e a mistura da casca do limão e rosmaninho por cima
Acompanhe com o puré de batata
NOTA: o caldo de galinha faz-se com meio litro de água a frever e dois caldos de galinha knorr.

CREME DE NATAS COM PESSEGO

1-lata de pessego em calda
200-ml de natas
1 -lata de leite condensado
aroma de baunilha
chocolate em pó
horteã q. b.

Escorra o pessego. bata as natas firmemente, adicione-lhes o leite condensado e bata mais um pouco.Aromatize com a baunilha.
Reserve algumas metades de pessego para a decoração e distribua as restantes por taças ou numa só taça. Por cima verta o cerme de natas. Polvilhe com chocolate em pó e decore com o pessego cortado em meias luas e no centro espete um raminho de hortelã.Leve ao figorifico até ficar bem fresco e sirva.

terça-feira, 24 de março de 2009

Rosbife com Legumes

Receita para 4 Pessoas

1-kg rosbife
4-dentes de alhos picados
1dl- de azeite
1- copo de vinho branco
sale pimenta q.b.

Esfregue a carne que deve ser da vazia com sal pimemta e alhos picados deixe repousar mais ou menos 15 minutos. Num tacho aqueça o azeite junte a carne e vá virando para que fique bem dourada de todos os lados. Regue com o vinho e deixe evaporar. Mude a carne e o molho para um tabuleiro e leve ao forno quente a assar durante cerca de 30 minutos. O rosbife deve ficar mal passado por dentro e dourado por fora. E por isso o azeite deve estar bem quente que é para criar rapidamente uma crosta que não deixe sair o suco vai ao forno só para atinjir o ponto de cozedura ideal.

Nota: pode ser servido frio para isso pode guardar-se no frigorifico por varios dias embrulhado em papel-prata. Retira-se e corta-se á medida que é preciso. Deve cortar-se bem fininho.
Serve-se com batata palha e legumes ou uma boa salada verde.

BACALHAU NO TACHO PARA 4 PESSOAS

4-postas de bacalhau
6-batatas medias
2- cebolas
4- dentes de alho
2 dl- de azeite
1 -colher de sobremesa de colorau
3- colheres de sopa de vinagre
2- colheres de sopa de salsa picada
sal e pimentaq.b.
Leve ao lume um tacho com água as batatas e as postas do bacalhau tempere de sal e deixe cozer.Quando estivere cozido ,escorra e reserve algum água da cuzedura . corte as batatas em rodelas grossas e o bacalhau em pedaços tirando as peles e espinhas.Coloque as batatas e o bacalau numa caçarola ,que possa ir á mesa e ao lume,cubra com as cebolas cortadas em meias-luas e com os alhos picados, polvilhe com o colorau e a pimenta, regue com o azeite ,o vinagre e um pouco de água da cuzedura, tape e leve ao até cozer a cebola. Polvilhe com salsa picada e com azitonas pretas. E está proto


NOTA: se substituir o bacalhau por outro peixe ou a salsa por orégãos terá sabores difrentes desta receita.

domingo, 22 de março de 2009

SALAME DE CHOCOLATE PARA 12 PESSOAS

200 g- de chocolate em pó
150 g-de açúcar
5- gemas
125 g- de margaina ou manteiga
150 g- de bolachas maria
1- cálice de conhaque
Papel de alumínio
Numa tigela bata a margarina amolecida mas não derretida até obter uma pasta, junte as gemas uma a uma batendo sempre até a mistura ficar fofa.Adicione o açúcar o chocolate e as bolachas partidas grosseiramente e envolva tudo muito bem( a mistura deve ficar bastante espessa) . Molhe um rectângulo de papel de alumínio com o conhaque e cloque em cima dele a mistura. Molde com as mãos um rolo embrulhe no papel e aperte bem leve ao frigorífico durante algumas horas. Sirva cortado em fatias sem retirar o papel de alumínio

Choquinhos à Algarvia



Ingredientes para 2 pessoas:
800g de chocos pequenos
4 dentes de alho
0,5 dl de azeite
1 folha de louro
2 dl de vinho branco
Sal e pimenta q. b.
Coentros
Batatas

Preparação:
Lave os chocos tirando tudo o que têm dentro e coloque-os numa panela com água e sal. Deixe ferver por 10 minutos para os chocos ficarem mais tenrinhos.
Numa frigideira alta e com tampa, coloque o azeite, os alhos picados, a folha de louro e os chocos bem escorridos. Deixe fritar um pouco, em lume brando e, quando os alhos estiverem louros, regue com o vinho branco. Tempere com sal e pimenta a gosto, tape e deixe estufar em por mais 15 minutos . Sirva bem quente, polvilhado com os coentros e acompanhado com batata cozida.

ESCALOPES RECHEADOS PARA 4 PESSOAS

400g-de escalopes de vaca ou porco
50g-de bacon
50g-de fiambre
1- cebola
1-dente de alho
2- colheres de sopa de queijo ralado
1-ovo
2-colheres de sopa de azeite
1- colher de sopa de margarina
1-copo de viinho branco
2,5dl de caldo de carne
1-colher de sopa de salsa picada
Farinha,sal e pimenta q.b.
Numa tijela misture o ovo com o bacon o fiambre o queijo e a salsa tudo bem picadinho.Temper com sal e pimenta e misture tudo muito bem .Espalme os escalopes e coloque um montinho do recheio anteriormente preparado em cima de cada um deles. Enrole os escalopes e prenda-os com um com um palito, passe-os por farinha.Num tacho aqueça as gorduras e aloure a cebola e alho picados.Junte os escalopes envolva-os na gordura e deixe-os alourar regue com o vinho e espere que se evapore .Adicione então um pouco de caldo de carne tape e deixe estufar em lume brando vá juntando caldo conforme for necessário. Pode acompanhar com batata palha -broclos cuzidos- e cenorinha beibi.

Nota: o caldo de carne faz-se com meio litro de água a frever e dois caldos knorr.

sábado, 21 de março de 2009

COSTELETAS DE PORCO COM TOMATE

4-costeletas de porco
1-cebola
2 -dentes
100g de tomate triturado
4- coleres de sopa de oleo
1- colher de sopa de margarina
1 -copo de vinho branco
Farinha sal e pimenta q.b.
Temper as costeletas com sal e pimenta.Numa frijideira, aqueça o oleo com os dentes de alho esmagados e deixe fritar.Retire os alhos junte as costeletas passadas por farinha e aloure dos dois lados e dexe cozinhar durante cerca de 10 minutos.Noutra frijideira derreta a margarina aloure a cebola finamente picada polvilhe com farinha envolva e regue com o vinho branco espere que evapore junte o tomate temper com sal e pimenta tape e deixe cozer durante 5 minutos. Retire as costeletas para um prato de servir.Deite o molho de tomate na frijideira onde fritou a carne misture bem e deite sobre a carne.Sirva com legumes cozidos e puré de batata.

COSTELETAS DE PORCO COM MAÇÂS

4--costeletas de porco
2-maçãs golden
2 -cebolas
2- colheres de sopa de azeite
2- colres de sopa de manteiga
1-dl. de natas
1-dl. de vinho branco
1-colher de sopa de açúcar
Sal e pimenta q.b.
Corte a cebola em rodelas finas, aloure-as em azeite e reserve.Lave e corte em gomos e aloure as maçãs na mesma gordura, polvilhe com açúcar junte a manteiga e vá sacudindo a frijideira até começarem a caramelizar.Retire as maçãs e junte à cebola.Na mesma frijideira coloque as costeletas tempere com sal e pimenta e frite dos dois lados a gosto.Junte ás costeletas a cebola e as maçãs e quando estiverem bem quentes adicione o vinho branco e deixe frever e reduzir.Adicione as natas e dexe frever e ligar o molho sacudindo a frijideira, sirva com uma boa salada verde.

COSTELETAS DE PORCO COM ANANAZ E AMEIXAS

4- costeletas de porco
100g- de ameixas
2- rodelas de ananás
3-dentes de alho
5-dl de vinho branco seco
2-coleres de sopa de banha
2-folha de louro
1-colher de sopa de pimentão doce (ou seija clorau
Vinho do porto q.b.
Sal e pimenta q. b.
Ponha as ameixas de molho em água e vinho do porto em partes iguais cobrindo-as até amolecerem.Coloque as costeletas num recipiente e regue-as com o vinho branco diluido em igual quantidade de água temper com sal ,pimenta, pimentão doce, o alho laminado, a fola de louro partida em pedaços deixe-as tomar gosto durante algum tempo.Numa frijideira derreta a banha com os dentes de alho esmagados a folha de louro, junte as costeletas e dexe-as alourar em lume vivo ,virando-as com cuidado para que não se queimem.Adicione a marinada onde as costeletas estiveram tempradas, deixe frever e reduzir e acabe de cozinhar em lume brando.Nos últimos minutos ,escorra e junte as ameixas e o ananás cortado em pedaços pequenos dexe frever um pouco. Pode acmpanhar com batata cozida,ou puré.

COSTELETAS COM MOLHO DE MOSTARDA

4-costeletas de porco ou de borrego
2-dentes de alho
1/2 -copo de vinho branco
2- colheres de sopa de banha -pode subestituir por oleo
1- dl. de natas
1- colher de sopa de margarina
1- colher de spa de mustarda
1- folha de louro
sal e pimenta q.b.
Temper as costeletas com sal e pimenta.Descasque e esmague os dentes de alho.Numa tijela, mistur as natas com a mustarda.Numa frigideira, derreta a banha com os dentes de alho esmagados a fola de louro, junte as costeletas, frite dos dois lados, retire para um prato e mantanha em local aquecido.Leve de novo a frijideira ao lume retire os alhos e o louro, junte a margarina e deixe-a derreter.Regue com o vinho e espere que ferva e reduza, em lume vivo.Adicione as natas com a mustarda e deixe engrossar deite sobre a carne antes de servir. Acompanhe com uma massa cozida.

Costoletas de porco á salsicheiro

4-costeletas de porco
4-salsichas de porco
1- colher de sopa de picles picados bem miudinhos
1-colher de sobremesa de mustarda
1-dl. de vinho braco
2- coleres de sopa de margarina
3-coleres de sopa de oleo
2-dentes de alho
1 -folha de louro
sal e pimenta q.b.
Temperam-se as costoletas com o alho- louro-sal-e pimenta a gosto.
Numa frijideira deita-se a margarina e oleo quando estiver quente pôe-se as costoletas a fritar quando estiverem louras retirias para uma travessa .
Na gordura que ficou na frijideira junte as salsichas os piqueles e a mustarda deixe frever um pouco em lume brando , levante o lume e quando a gordura estiver bem quente deite o vinho, deixe apurar um pouco, deite o preparado sobre as costoletas.
Sirva com batatas fritas e arroz branco.

sábado, 14 de março de 2009

BABA DE CAMELO

5-ovos

1 Lata de leite condençado cozida

PREPARAÇÃO

Separam-se as gemas das claras

Ao recipiente que tem as gemas junta-se a lata do leite condeçado e bate-se com as varas até engroçar

No outro recipinte batem-se as claras em castelo bem firme e envolve-se com o preparado antrior.

Deita-se em taças individoais ou numa taça grande, vai au figorifico 2 a 3 horas antes de servir.





Nota: o leite condeçado pode-se comprar já cozido ou pode-se cozer

São 45 minutos na panela de preção tem que se dexar arrefecer compeletamete o melhor é cozer de um dia para o outro.

Salada de frango com molho coktail

2-Peitos de frango
1-embalagem de salada -alface-rucula-agrião
100g- de rabanetes
1-manga
1dl-de maionese
1-frasco de ketchup
Sal q.b.
Com alguma antecedencia coza os peitos de frango em água temprada com sal sal.
Depois de cozidos, escorra-os e deixe que arrefeçam por completo.
Quando frios corte-os em tiras e reserve-os.
Lave a salada e escorra-a.Lave os badanetes e corte-os ás rodelas.
Descasque a manga e cortea em gomos
Coloque a salada no fundo da saladeira e disponha harmuniosamente o resto dos ingredientes
Regue com o molho cocktail a gosto e sirva.
Preparação do molho.
Envolva a maionese com um pouco de ketchup de forma a obter um molho rosado e agridoce

quinta-feira, 12 de março de 2009

Maionese Adormecida

Ingredientes
4 Ovos
2 Colheres de sopa de mostarda
4 Colheres de sopa de vinagre
1 litro de óleo
sal q.b.

Preparação:

Coloca-se num recipiente médio os ovos, a mostarda, o vinagre e o sal e mexe-se com um garfo. Deixar repousar 5 minutos.
Com a varinha mágica começa-se a bater e em simultâneo a deitar o óleo num fio fininho e continuo. Quando começar a engrossar pode-se deitar o óleo normalmente. Quando estiver bem espessa está pronta.

Nota: Esta maionese não talha não podem é parar de bater quando estão a por o óleo.

Nota 2: Para que a maionese aguente 8 dias sem se estragar, no fim de estar pronta, juntar 3 colheres de sopa de água quente e mexer rapidamente.

Caril de Gambas à Indiana

Ingredientes para 4 pessoas:
2 kg de camarão
1 maçã reineta
1 banana
4 colheres de sopa de caril bom
1 cebola grande
1 dente de alho
1 folha de louro
2 latas de leite de coco
1/2l de leite
2 colheres de sopa de margarina
1 Caldo knor de galinha
Sal q.b.
Piri-piri q.b.

Preparação
Por um tacho ao lume com a cebola a banana a maçã tudo cortado miudinho, junta-se a margarina e deixa-se cozer em lume brando, quando tudo estiver cozido {não pode ficar louro tem que ficar só cozido} deita-se o leite, o leite de coco e deixa-se ferver um pouco.
Com a varinha magica tritura-se tudo e deita-se as gambas já descascadas, tempera-se a gosto. Após levantar fervura está pronto. Acompanhar com arroz branco ou arroz de alho.

Nota: As gambas são descascadas em cru, depois de descongeladas. As gambas já descascadas não são tão boas e elas cruas são fáceis de descascar.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Bolo de Caramelo

Óptimo para acompanhar com chá ou um cafezinho.

Ingredientes
5 Ovos
3 chávenas de açúcar
3 chávena de farinha
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
5 colheres de sopa de caramelo liquido
1 colher de chá de fermento em pó
Raspas de um limão

Preparação
Misturar tosdo os ingredientes e bater bem batido.
Barrar uma forma grande com margarina, encher com o preparado e levar ao forno aquecido a 180°. Deixar cozer durante cerca de 45 minutos. Para verificar se está cozido espetar um palito se o palito sair molhado, tem de cozer mais, se sair seco está pronto.

NOTA: Tem que ser uma forma mesmo grande ou deverão utilizar apenas metade dos ingredientes.

Musse de Chocolate

Ingredientes:
200g de chocolate preto tablete
1-Colher de (sopa )de margarina
7-ovos
100g de açúcar

Preparação
Separ os gemas das claras. Derreter o chocolate e a margaina em banho maria, mexer até estarem completamente derretidos.
Ás gemas junte o açúcar, a margarina, o chocolate derretido . Mexer tudo bem mexido.
Noutro recepiemte bata as claras em castelo bem firme.
Envolver as claras no preparado de chocolate e colocar no frio.

terça-feira, 10 de março de 2009

Arroz de Pato à Moda Antiga

Ingredientes:

1 Pato
100g Bacon
1 Chouriço de Carne
4 Dentes de Alho
1 Cebola Média
4 Cohleres de sopa de margarina
Sal q.b.
Arroz Agulha q.b.
3 Cabeças de cravinho (facultativo)

Preparação:

Limpar o pato de gorduras e cortar a ponta das asas. Aplicar o sal e deixar a salgar durante durante 2 horas.
Colocar 3 colheres de margarina, os alhos e o cravinho num tacho, colocar ao lume e ir mexendo até os alhos alourarem. Colocar o pato inteiro e fritar até estar com a pele castanha (Ir virando o pato para ficar todo igual). Quando o pato estiver louro juntar água até cobrir o pato e deixar cozer bem cozido.
Quando o pato estiver bem cozido tira-se da água e deixa-se arrefecer. A água de cozer o pato passa-se pelo passador para dentro de outro recipiente.
Picar a cebola para dentro de um tacho e juntar uma colher de margarina, o chouriço e o bacon cortado aos quadradinhos e refogar tudo até ficar castanho, mas não queimado. Nesta altura juntar o arroz e deixa-se fritar um pouco mexendo sempre para não agarrar. Quando o arroz tiver absorvido a gordura deita-se a água de cozer o pato mexe-se. Tapa-se o tacho e quando ferver mexe-se novamente e coloca-se o lume no mínimo. Deixar cozer durante 13 minutos, apagar o lume e deixar repousar 15 minutos.
Tirar todas as peles e ossos do pato e desfiá-lo aos bocadinhos pequenos.
Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa, espalha-se uma camada de arroz no fundo seguido do pato desfiado e por ultimo o resto do arroz. Decora-se com rodelas de chouriço e tiras de bacon e leva-se ao forno a 180 graus até ficar gratinado.

Nota: Para que o arroz saia bem o melhor utilizar o duas chávenas de água para cada uma de arroz. O melhor arroz para fazer este prato é o arroz agulha porque sai sempre bem!

Pudim de Ovos

Ingredientes:
12 Ovos
1 litro de leite
12 colheres de sopa de açúcar
Caramelo q.b.

Preparação:
Partem-se os ovos inteiros para dentro de um recipiente junta-se leite e as 12 colheres de açúcar e bate-se bem batido.
Barra-se uma forma com o caramelo, bem barrada e deita-se o preparado na mesma.

Aquecer o forno a 180°, colocar um tabuleiro meio de agua e colocar a forma com o preparado no tabuleiro afim de cozer em banho maria. O tempo de cozedura ronda uma hora, para certificar que o mesmo está cozido espetar uma faca de alto a baixo e inclinar um pouco para o lado, aparecer caramelo está cozido se sair o preparado tem de estar mais tempo no forno.