sábado, 23 de maio de 2009

PASTÉIS DE NATA


INGREDIENTES

PARA A MASSA FOLHADA
500 g de farinha
3 dl de água
1 colher de sopa de vinagre
400 g de manteiga de folhados
uma pitada de sal
farinha e margarina q.b.


PARA O RECHEIO

1-dl de água
300-g de açúcar
2- colheres de sopa de farinha
5-dl de leite
8-gemas
2- claras
canela e açúcar em pó q.b.

PREPARAÇÂO

Coloque a farinha em monte. Abra um buraco ao meio e nele disponha um pouco de água temprada com sal e vinagre.Amasse bem e adicione a restante água até obter uma massa elástica.Deixe decançar 10 minutos estenda-a sobre uma suprefície enfarinhada e ao centro coloque a manteiga. Tape-a com as estremidades da massa e estenda de novo. Dobre-a em três partes e volte a estender repita esta operação mais uma vez polvilhando a massa com farinha.
Estenda mais uma vez e dobre em quatro partes estenda-a até obter uma espessura fina.
Pincele a massa com um pouco de água e enrole-a formando rolinhos finos corte-os em círculos com cerca de 2,5 cm de espessura unte forminhas com manteiga e coloque um rolinho de massa em cada uma
pressione de modo a forrar completamente as formas transfira-as para um tabuleiro e reserve .
Em seguida prepare o recheio ponha a água ao lume com o açúcar deixe ferver até obter ponto de fio.À parte dilua a farinha num pouco de leite frio e junte depois o restante leite as gemas e as claras previamente batidas. Acrescente a calda do açúcar. leve ao lume em banho- maria durante 10 minutos sem parar de mexer. (ÁGUA DO BANHO-MARIA JÁ DEVE ESTAR A FREVER) recheie as forminhas com este preparado coloque no forno aquecido 250 graus, cerca de 25 minutos. Sirva polvilhado com canela e açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário